Blog Ponto da Porcelana

Decoração de mesa, Etiqueta, Mesa Posta, Organização, Ponto da Porcelana | 17/04/2023

7 dicas para composição de mesa

Preparar uma mesa bonita e refinada não é uma tarefa fácil! Afinal, são tantas variações de estilos, peças e ocasiões que facilmente confundem a cabeça de qualquer um. Pensando nisso, a Ponto da Porcelana separou algumas dicas que irão te ajudar a lembrar de regras básicas para transformar qualquer evento em uma experiência especial.

Na organização da mesa, todo detalhe importa, por isso é necessário um carinho especial com cada peça, desde a escolha das louças, a disposição dos talheres e até nos enfeites dispostos no centro da mesa. E mesmo com toda sua complexidade, montar sua mesa pode ser uma experiência muito prazerosa, onde dedicamos tempo, carinho e atenção, para servir com amor os convidados que tanto admiramos.

Lembrando que regras de etiqueta são exigidas apenas em ocasiões especiais como jantares comemorativos, românticos, casamentos e demais festividades, quanto mais formal o evento, mais utensílios podem ser adicionados na mesa, enquanto nas refeições do dia a dia, não é necessário tanta formalidade, embora seja comum replicá-las para manter a rotina mais organizada e bonita.

1. Escolha as peças certas para cada ocasião

O primeiro passo antes de montar sua mesa é estudar a ocasião, se será mais sofisticada a ponto de utilizar materiais como inox e cristais na decoração ou se é algo mais casual e intimista, onde elementos mais rústicos fazem mais sentido como itens em madeira ou cobre.

As cores das peças também são escolhidas conforme a ocasião, por exemplo: um almoço pede peças mais coloridas e animadas, enquanto jantares requintados exigem cores mais sóbrias.

2. Centro de mesa

A decoração de centro de mesa é essencial para definir o estilo do evento, já que todos os olhares estão nelas, exigindo muita atenção e responsabilidade em sua escolha. Uma sugestão sofisticada e muito assertiva são os tradicionais arranjos de flores, que combinam facilmente com a maioria das peças, mas lembre-se de escolher arranjos que combinam também com os pratos, taças e claro, com a toalha de mesa.

Terrários, suculentas e decoração em porcelana também são ótimas opções para decorar o centro da mesa, mas lembre-se dos seguintes detalhes para levar em consideração, como tamanho, contraste, material e funcionalidade, afinal, tudo pode influenciar na hora de montar sua mesa, de certa forma está no centro das atenções mas não deve ser exagerado, muito menos prejudicar no momento em que os convidados se sirvam, então cuidado para não exagerar.

3. Disposição dos talheres

Uma tarefa que assusta muita gente é a organização dos talheres à mesa, muito comum ver esta tarefa criando confusão em diversos filmes e séries de comédia, porém, não é uma tarefa tão sofisticada, basta praticar e decorar alguns macetes que tudo se torna muito mais simples e fácil.

É simples, os talheres são organizados conforme a sua ordem de uso. Os garfos sempre ficam à esquerda enquanto as facas são posicionadas à direita, ambos sempre com as pontas voltadas para cima, porém, existem alguns detalhes que devemos ter mais atenção.

Os principais talheres são os utilizados em carnes, mais próximos ao prato, em seguida posicionamos os talheres para peixe, seguindo a disposição de fora para dentro, em seguida vem os talheres específicos para a salada, enquanto os talheres de sobremesa são posicionados acima do prato, colher a direita e garfo à esquerda, na mesma direção dois outros talheres.

A organização acima é a padrão, agora vamos nos atentar para alguns casos em específico, como quando o menu inclui torradas e patês, o ideal é que tenha um prato menor, posicionado ao lado esquerdo do prato principal com a faca menor posicionada ao centro.

No caso de sopas, os talheres de salada são substituídos por uma colher, ao lado das facas, enquanto o prato fundo segue acompanhado de um prato raso em sua base.

4. Disposição das taças

Taças e copos são um capítulo à parte, pois são sempre muito importantes para a organização da mesa. Lembrando sempre que ocasiões mais informais exigem composições menores e consequentemente, menos peças são necessárias.

Em ocasiões mais casuais, normalmente é servido vinho branco, tinto e água, conforme o menu. Os vinhos são servidos em taças enquanto a água é servida em um copo, mas também pode ser servida em taças específicas para água. Todos posicionados ao lado superior direito, acima das facas e colheres, respeitando a mesma hierarquia dos talheres, posicionando a taça de vinho tinto mais próxima ao prato, devido a bebida ser a que mais harmoniza com carnes, enquanto o vinho branco é mais comum com peixes, então fica posicionada após a taça de tinto, e em seguida o copo ou taça com água.
Resumindo, de dentro para fora, a ordem é: taças de vinho tinto, taça de vinho branco, copo ou taça de agua.

5. Guardanapos

Para ocasiões mais elegantes, os guardanapos de pano são os mais apropriados, pois são mais sofisticados que os comuns de papel, que também tem seu espaço, porém em ocasiões mais informais com amigos e família.

Lembre-se de escolher com atenção o tecido do guardanapo, o mais indicado é o linho pela absorção e delicadeza, agora, em relação às cores, você deve optar por cores neutras como branco e cinza para eventos formais e nos informais pode abusar mais das cores vivas, sempre lembrando de harmonizar com o restante da mesa, principalmente com a toalha.

Na hora de compor a mesa, o guardanapo deve ser posicionado em cima do prato, podendo utilizar de anéis e demais acessórios para combinar com os outros itens, mantendo o padrão de harmonização da mesa.

6. Itens extra

Além dos itens mais comuns citados acima, você também pode utilizar marcadores de lugar, sousplat e demais ítens de decoração para deixar sua mesa ainda mais elegante e moderna, só tome cuidado para não exagerar.

Sousplat são mais comuns quando o evento tem um toque mais rústico, sem toalha de mesa, mas ainda sim prezando pela sofisticação dos convidados, ele impede que os respingos de comida atinjam e danifiquem a mesa.

7. A toalha de mesa

A base da mesa, o primeiro item a ser posicionado e um dos mais importantes é a toalha de mesa, embora também possa ser substituída pelo sousplat ou jogos americanos, mas nenhum dos dois possui a elegância que uma linda toalha de mesa.

Nos eventos mais formais, as toalhas devem ter tons neutros e de preferência claros, sem marcas ou rugas, enquanto nas ocasiões mais despojadas podemos abusar das cores, combinando com as demais peças, trazendo mais alegria e descontração para a mesa.

Dica extra: Abuse da criatividade

Mesmo com todo rigor que os eventos formais exigem, você pode sempre dar o seu toque criativo, inovando e testando novas combinações, principalmente quando falamos de louças.

Esperamos ter ajudado você com nossas dicas e macetes para criar momentos especiais e inesquecíveis utilizando da melhor maneira possível nossos produtos, afinal, ao montar uma mesa, depositamos um pouco de nossa personalidade e do nosso carinho para todos que irão se servir.

E caso sinta falta de um novo item que possa enriquecer ainda mais a sua composição, acesse a Ponto da Porcelana e conheça as novidades de cada segmento, tudo com muito design, qualidade e carinho.