Blog Ponto da Porcelana

Louças de Porcelana | 21/02/2022

Qual a diferença entre porcelana e cerâmica?

Há quem diga que louça é tudo igual, que só muda formato, pintura ou peso. Pelo contrário, além dessas características, a origem, matéria-prima e o processo de fabricação de cada peça é fundamental para sua distinção entre as demais nas prateleiras, principalmente no que diz respeito a preço. Neste artigo vamos entender melhor essas diferenças e conferir as vantagens de cada uma.

Origem da Cerâmica e Porcelana

Para começarmos a entender as diferenças entre cerâmica e porcelana, vamos fazer uma breve viagem no tempo. Primeiro, com a cerâmica, que vem do grego “kéramos”, que significa “terra/argila queimada”. Muito encontrada em escavações arqueológicas, é um dos materiais mais antigos produzidos pelo homem. O fato de artefatos feitos por ela serem tão comuns em estudos históricos nos dá pistas que o material vem acompanhando as civilizações bem antes da Era Cristã.

Já a porcelana surgiu entre os séculos 6 e 7 na China por conta de um “erro” de fabricação. Acabou que uma peça de cerâmica acabou passando tempo demais no forno, o que acabou gerando peças mais translúcidas e resistentes. Precisamos nem comentar o sucesso que fez depois, né?

Matéria-prima das Louças

A matéria-prima de uma louça de porcelana e uma de cerâmica é a mesma: a argila. Caso você não saiba o que é argila, trata-se de um material de origem mineral, extraído diretamente do solo, composto por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água. Entretanto, a que é utilizada para a elaboração de peças em cerâmica é mais comum, tem a coloração bege e é mais barata. Já para as de porcelana, a argila é de cor branca, com alto grau de qualidade e, consequentemente, com um preço de custo maior. 

A extração ocorre através de escavadeiras e caminhões de transporte. A técnica consiste em uma mineração a céu aberto, onde cada tipo de argila é retirado separadamente e armazenado em locais próprios para sua de estocagem. Ainda, este processo é feito respeitando a legislação ambiental, de modo que os danos ao ecossistema local sejam minimizados.

Processo de Fabricação da Porcelana

A argila passa por um processo de fabricação chamado “envelhecimento” após sua extração. Este procedimento é realizado para reduzir o teor de umidade do composto, de modo que aumente sua plasticidade. Com uma plasticidade alta, consegue-se garantir a minimização de trincas em peças durante a secagem, bem como a redução ou eliminação de material orgânico indesejado no composto. 

Passado o processo de envelhecimento, a argila segue para a moagem, onde será transformada em sua textura mais conhecida, a em pó. Posteriormente, inicia-se o processo de mistura de produto. Essa etapa também é diferente conforme o objetivo de cada utensílio, pois, com base na quantidade de substâncias adicionadas, o resultado final poderá ser uma peça mais resistente, mais leve, sem produção de ruídos sonoros e por aí vai. 

Ainda, o processo de queima nas fábricas também é diferente. Louças de porcelana são inseridas de 2 a 3 vezes nos fornos para aumentar seus atributos de resistência e nenhuma porosidade. Isso garante sua segurança no uso gastronômico, já que o produto não absorve água ou resquícios de alimentos. Já as peças de cerâmica passam apenas 1 vez pelo processo de queima, o que deixa o produto mais poroso e frágil.

Vantagens e desvantagens das Porcelanas

Agora que você já sabe a origem de louças de porcelana e de cerâmica, o que é argila e as principais diferenças no processo de fabricação, vamos resumir aqui para você as vantagens e desvantagens entre os dois materiais.

Porcelana

  • É mais resistente;
  • Tem aparência vítrea, por conta de sua ausência de porosidade;
  • Peças mais delicadas, proporcionando um ar mais chique e elegante à sua mesa;
  • Mais adequada para uso culinário;
  • Preço mais elevado, já que a matéria-prima é de alta qualidade;
  • É mais leve;

Cerâmica

  • É mais pesada;
  • É mais acessível por conta de seu custo de produção baixo;
  • Pode absorver água conforme o uso, dependendo da peça;
  • Menos resistente;
  • Pode ser usada também na decoração, como no formato de azulejos e objetos decorativos;

E aí, já escolheu seu material de preferência? Então, dá uma passadinha lá no Ponto da Porcelana escolher seu jogo de jantar de porcelana ou cerâmica novo!