Blog Ponto da Porcelana

Louças de Porcelana | 19/02/2022

Cuidados recomendados para manuseio de louças porcelana durante mudanças

Se você já acompanhou ou fez uma mudança de casa sabe a dor de cabeça que é. Tem que ir atrás de caixas, transportadora, embalagens, fitas adesivas e muitos braços para ajudar. No final de todo esse sufoco, ninguém quer abrir uma caixa e perceber que todo o esforço foi em vão, pois as peças embaladas acabaram ficando todas danificadas ou quebradas durante o transporte, né?

É por isso que trouxemos aqui dicas valiosíssimas sobre cuidados com louças de porcelana durante a mudança. E, quem sabe você também não aproveita até para outros objetos delicados em sua casa? Confira a seguir! 

Organização antes de começar

Antes de entrar na batalha com caixas de papelão e plástico bolha, um bom planejamento é essencial para diminuir o estresse que é fazer mudanças. Afinal, ninguém quer ter que sair correndo na metade atrás de itens faltantes ou, até pior, ter que paralisá-la pela impossibilidade de continuar porque os mesmos eram em pouca quantidade e acabaram.

Por isso, coloque a boa e velha organização em prática. Liste todas as tarefas que você deverá fazer, desde ligar para a transportadora até ir às lojas comprar embalagens. Ter esse “mapeamento” te ajudará muito quando você se sentir perdido sobre por onde começar ou esquecer qual seria a próxima tarefa. 

Lembre-se também de elencar todos os materiais que serão necessários. Para facilitar sua vida, vamos deixar uma sugestão de lista abaixo com os itens mais comuns utilizados. Mas, não deixe de conferir se todos esses serão o suficiente para que sua mudança aconteça.

Dependendo do tipo de peça que você irá levar, outros materiais podem ser úteis (por exemplo, para transportar grandes tapetes, cordas podem ser extremamente funcionais).

Itens funcionais (e até essenciais) para manusear louças:

  • Fita adesiva;
  • Caixas de papelão;
  • Marcadores ou canetinhas;
  • Plástico bolha, papel manilha e/ou papel ondulado;
  • Toalhas e almofadas (não precisa comprar, aproveite as que você tem);

Como transportar louças de porceçana

Diferença nos materiais

É interessante que antes de você sair encaixotando suas louças, escolha o material adequado para a proteção. O plástico bolha é o mais utilizado justamente por trazer uma maior absorção de impactos. Porém, é também o que mais pesa no bolso.

Caso você queira utilizá-lo, lembre-se sempre de colocar o lado com as bolhas em contato com as peças para garantir a segurança.

Já o papel manilha ou jornal, é um dos mais baratos e fáceis de encontrar. Além disso, é de fácil maleabilidade, o que trará agilidade no empacotamento.

Há também o papel ondulado, que é um intermediário entre o papel manilha e o plástico bolha no que diz respeito a preço e proteção. Suas ondulações auxiliam na absorção de impactos e umidade.

Ainda, dá para unir o útil ao agradável. Que tal separar algumas toalhas, roupas velhas e almofadas? Isso porque você de qualquer forma teria que encaixotá-las para levar, então, use-as para proteger suas louças!

Elas podem servir tanto para embalar as peças, como “calçar” nas caixas, evitando que as mesmas se movimentam dentro e choquem-se uma contra as outras. Dica sustentável para o meio ambiente e econômica para o seu bolso!

Cada louça uma técnica

Engana-se quem acha que fazer mudança é só ir empilhando peças dentro de caixas (a não ser, é claro, que o seu objetivo é ter elas quebradas no final). Cada louça tem um macete específico para ser embalada, que garante sua total proteção. E, apesar da porcelana ser mais resistente que a cerâmica, o cuidado não deve ser diminuído.

Antes de especificarmos cuidados para canecas, copos, pratos e vasilhas, vale reforçar alguns gerais que se deve ter:

  • Ao pegar uma caixa, lembre-se sempre de passar a fita adesiva no seu fundo para garantir sua resistência;
  • Coloque itens pesados em caixas menores, se possível. Assim, você não corre o risco de sobrecarregar o papelão e rasgá-lo na hora de carregar;
  • Itens mais leves nas caixas maiores, afinal, como o peso será menor, é possível fazer essa organização que facilitará o transporte;
  • Coloque o nome dos cômodos e dos itens embalados em todas as caixas. Essa pequena atitude salvará seu tempo na hora de desembalar as peças;

Cuidados para se ter com louças de porcelana

Pratos

Para embalar pratos de porcelana, cuidado para que uma peça não encoste diretamente na outra. Uma boa tática para esse momento é embalar um a um com papel manilha/jornal, fazendo uma espécie de “trouxinha”. Coloque a base do prato no centro de um quadrado recortado e una as pontas no meio da peça (se necessário, prenda com fita adesiva).

Ao colocá-los na caixa, nada de empilhar horizontalmente! Deixe-os na vertical, posição semelhante à que fica no escorredor de louças. Forre bem o fundo com toalhas ou plástico bolha, de modo a prevenir que eles deslizem.

Cuide também nas laterais, e, se necessário, ponha toalhas e almofadas para garantir que não irão se movimentar durante o transporte. Dessa maneira seus pratos chegarão inteiros ao destino e o peso ficará melhor distribuído.

Copos

Empacotar copos é quase a mesma lógica que a dos pratos. Coloque sua base no centro de um quadrado de papel manilha ou plástico bolha. Puxe as pontas formando uma pequena “trouxinha”. Pegue esse papel que sobrou em cima e empurre-o para o interior do copo, de modo a proteger sua borda.

Ao colocá-los em caixas, lembre-se da dica de usar caixas pequenas para não sobrecarregar e não empilhe também. Deixe na posição natural de uso: verticalmente.

Canecas e xícaras

Para as canecas e xícaras de porcelana, você pode usar a mesma técnica que as dos copos. Mas, lembre-se de embalar sua alça para não quebrar. Caso seu jogo venha acompanhado de pires, coloque-os na mesma caixa somente se forem até 8 peças.

Caso contrário, divida em duas para garantir a segurança de suas xícaras de porcelana. Cuide para que suas peças não se toquem dentro da embalagem, principalmente se forem muito delicadas (o papel ondulado é um ótimo aliado nessa hora).

Agora que você já pegou todas as dicas e táticas para embalar suas louças de porcelana, está mais que preparado para manuseá-las. E, se quebrar alguma ou você resolver trocar por um jogo novo, é só conferir as coleções disponíveis no Ponto da Porcelana!