Louças de Porcelana | 04/02/2022
3 dicas simples e baratas sobre personalização de louça branca
A grana tá curta para comprar um jogo de jantar de porcelana todo estilizado? Ou está achando aquela sua louça branca meio sem graça e basiquinha demais? Para ambas opções temos algumas soluções interessantes, bonitas e com um precinho camarada.
Confira abaixo dicas de artesanato em porcelana!
O que você precisa saber sobre a personalização de louças
Muitas pessoas têm a velha crença de que não tem habilidade alguma para trabalhos manuais. Se você se enquadra dentro desse grupo, com certeza depois desse artigo a sua visão será outra.
Sabendo os segredinhos de cada técnica, qualquer um tira de letra a arte de personalizar peças. Por isso, muita atenção aos detalhes das técnicas de customização de louças abaixo para garantir seu sucesso na decoração de cozinha.
Antes de partir para as técnicas, é importante saber que ao personalizar um objeto, temos o poder de deixá-lo com uma aparência única. Podemos até encontrar alguns parecidos, mas, igualzinho com certeza não tem. Afinal, você colocou seu tempo, dedicação e habilidades manuais naquela peça, tornando-a completamente exclusiva.
E, isso serve também para caso você vá customizar diversos objetos juntos, lembre-se que você não é uma fábrica com maquinário especializado para uma linha de produção padronizada. Então, está tudo bem se uma peça ficar um pouquinho diferente da outra, é o seu toque artesão.
Como personalizar louças de porcelana
Tendo os dois pontos anteriores muito bem entendidos, hora de partir para a aprendizagem. Para todas as técnicas de personalização de louça apresentadas aqui, é importante que você encontre peças adequadas para uso no calor, pois ele será fundamental para o processo de customização.
Ao ir atrás de suas peças para personalização, procure sempre pelo nome “refratária”, pois, isso quer dizer que ela pode ir ao forno e ser exposta a altas temperaturas.
Caso você vá aplicar alguma técnica em louças que você já tem e não sabe se são adequadas, faça um teste colocando uma peça em uma forma de alumínio e levando ao forno a 200ºC por 1 hora. Se ela não rachar ou quebrar, então pode utilizá-la para a customização.
Deixamos a sugestão de utilizar sempre louças de porcelana brancas por terem um custo mais acessível que as demais. Mas, se você quiser testar em peças de outras cores a técnica, sinta-se completamente à vontade. O que não pode faltar é criatividade na hora de colocar as técnicas em prática. Recados dados, mãos à obra!
3 técnicas de personalização para porcelana
Esmaltes para um efeito marmorizado
A primeira técnica é a mais simples e baratinha. Se você tem alguns esmaltes abandonados, agora é o momento de colocá-los pra jogo. Anote aí os materiais necessários:
- Esmalte de unha;
- Palito;
- Uma vasilha com uma boa profundidade;
- Água morna.
Na sua vasilha, despeje a água morna. Em seguida adicione o esmalte desejado, tomando cuidado para não jogá-lo de uma distância muito longa da água, pois, isso poderá fazer com que o esmalte torna-se uma película mais rápido.
Em seguida, pegue sua peça de louça e mergulhe a parte que deseja customizar no esmalte que está boiando na água. Essa etapa deve ser feita rapidamente, pois o esmalte virará uma película em contato com a água em alguns segundos.
Retire a peça e a deixe secar em um local apropriado por pelo menos 24 horas. Se quiser acelerar um tempo de secagem, utilize um spray secante para esmaltes que pode ser encontrado em casas de cosméticos. Se for customizar mais peças, utilize o palito para retirar o esmalte restante que sobrou na água.
Atenção aos seguintes pontos: Faça esse procedimento somente no exterior da peça, onde não tenha contato com a boca ou alimentos. Ao lavar a parte customizada, utilize o lado macio da esponja para aumentar a durabilidade de sua personalização.
Tinta para porcelana
Nesse segundo estilo, utilizaremos uma tinta própria para porcelana. Há diversas opções no mercado e a média de preço fica em R$10,00 por potinho, que rende bastante dependendo do tipo de arte que você pretende fazer. Confira os materiais que você irá precisar:
- Tinta para porcelana/vidro;
- Pincel;
- Pano que não solte fiapos para limpeza;
- Álcool;
- Papel contact se achar necessário;
- Forno a gás ou elétrico.
Comece higienizando sua peça com o pano umedecido com álcool para tirar qualquer sujeira que possa conter sobre a superfície. Escolha o desenho de sua preferência e comece delimitando o contorno e depois efetuando o preenchimento.
Caso tenha dificuldades para desenhar na mão livre por conta da forma da peça, utilize o papel contact para fazer um molde da sua figura. Assim, você poderá colá-lo na louça e só preencher com tinta onde achar necessário. Após finalizar, leve sua peça ao forno conforme as instruções do fabricante da tinta.
Atenção aos seguintes pontos: evite colorir o interior das peças onde tenha contato com alimentos, pois talheres podem arranhar a pintura. Para economizar, caso faça diversas louças, forneie todas juntas. Em caso de pequenos erros no desenho, utilize um pano umedecido para limpar.
Marcadores para vidro e porcelana
São a opção mais prática e rápida, além de o formato caneta proporcionar uma excelente precisão. Basta apenas ir a uma loja de materiais de papelaria ou artesanato para adquirir seu marcador de porcelana. O preço do produto começa na casa dos R$ 20,00. Os demais itens necessários você provavelmente já tem em casa. Confira:
- Marcador de porcelana;
- Pano que não solte fiapos para limpeza;
- Álcool;
- Papel contact se achar necessário;
- Forno a gás ou elétrico.
Assim como a técnica da tinta, comece pela higienização de sua peça. Se tiver a mão firme, já pode iniciar os desenhos com o marcador. Caso não, utilize o papel contact para fazer molde da forma e te auxiliar no processo. As louças personalizadas com o marcador também devem ir ao forno conforme as orientações do fabricante.
Atenção aos seguintes pontos: não utilize o marcador em excesso no interior das peças onde tenha contato com alimentos e líquidos quentes. Se customizou um jogo de jantar de porcelana inteiro, aproveite para economizar levando o máximo de peças possíveis ao forno de uma só vez, tomando cuidado para não danificar a pintura. Errou? Nada que um cotonete, algodão ou pano úmido não resolva!
E aí, vai dizer que depois dessas técnicas super fáceis não dá para virar um expert em artesanato em porcelana, hein?! Agora é só você escolher qual técnica que mais se adapta a sua realidade e começar a personalizar sua louça branca.
Se estiver sem inspiração do que desenhar, o Pinterest pode te trazer ótimas ideias. Dê uma pesquisada por frases e desenhos em porcelana para conferir resultados bem legais.
Ah, e se vai comprar as porcelanas para personalização, dá uma olhadinha no nosso site. Temos louças dos mais diferentes formatos, estilos e preços feitas com muito carinho pra você!